sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Herbivoria

A ousadia é uma das características que gosto na cozinha. Invenções que parecem estranhas mas funcionam bem (ou não!) e o uso repaginado de um ingrediente, fugindo do preparo convencional, muitas vezes me surpreendem. Há pouco tempo, em uma reunião gostosa na quinta-feira a noite, uma amiga fez uma 'quiabada' em casa. A danada pegava os quiabos, passava-os em uma manteiguinha e os tacava em um grill elétrico. Pouco tempo depois o quiabo saía soltando fumaça, com aqueles desenhinhos bonitos da grelha e um sabor delicioso! Hoje, olhando minha churrasqueira elétrica há tempos encostada e diante de uma bandeijinha de quiabo, não tive dúvida: Quiabada na Sexta-feira! A empolgação foi tanta, que coloquei os quiabinhos amanteigados pra serem assados e corri pra geladeira atrás de mais vítimas do acaso. Olhei a cenoura, o limão-siciliano, o alface, umas cebolinhas... A vontade que tinha era de colocar tudo, experimentar. Mas cenoura, alface e limão siciliano? Achei melhor me controlar, respirei fundo e lembrei das cebolas, que foram cortadas em rodelas generosas, temperadas com curry, azeite e uma pitadinha de sal e viraram churrasquinho. Também fiz churrasquinho de pão com vinagrete e comi toda churrascada verde acompanhada de arroz com brócolis . E depois de ter virado hippie, o vegetarianismo decidiu me visitar (visitar apenas, porquê a ele eu não me rendo!).