sábado, 18 de agosto de 2007

Massa

A cozinha aqui em casa anda um pouco mais movimentada. Depois de ela e eu termos 'dado um tempo', aos poucos estamos voltando as boas. Sexta-feira, nesse clima e incentivado pela companhia mais gostosa dos últimos tempos, ao invés de comer aquela velha pizza de mercado surgiu a idéia conjunta de uma massa simples e gostosa. Com uma olhada rápida nas prateleiras do mercado, os ingredientes foram sendo pescados: champignons e raviólis foram as estrelas da festa e assim foi concebido o 'Cogüióli'. Anota ai a receita e lembre-se, ela é à prova de preguiça (rápida de fazer e uma delicinha).

Cogüióli

-1 pacote de massa fresca de ravióli (qualquer recheio)
-1 vidrinho de champignons (fatiados)
-1 cebola picada em quadradinhos pequenos
-2 copos de leite
-Queijo mussarela (em fatias)
-3 colheres (sopa) de manteiga
-2 colheres (sopa) de farinha de trigo
-temperos a gosto (ervas, pimentas)

Cozinhe a massa no ponto preferido (eu prefiro bem al dente). Agora parta pro molho. Primeiro refogue rapidinho a cebola na manteiga e logo em seguida junte a farinha de trigo. Quando a farinha estiver douradinha, derrame o leite aos poucos, sem parar de mexer. Com um pouco de tempo o molho começará a ficar mais grosso e aí é a hora de juntar o queijo. Vá aos poucos adicionando pedaços das fatias, que irão rapidamente se derreter no molho. Observe o ponto desejado (molho mais grosso ou mais ralo) e seja cauteloso pra não colocar queijo demais porquê o molho pode adquirir uma textura arenosa. Com o molho no ponto desejado, junte os champignons e tempere a gosto (por aqui usamos pimenta do reino e manjerona desidratada e ficou bem gostoso).

Esse molho básico dá chances de uso da criatividade. Por quê não criar alcaparrólis, palmitólis e outras coisitas más? O Cogüióli aqui de casa tá bem ai embaixo e a nuança exata dessa alegria de sexta-feira se esconde aqui.

Um comentário:

Vinicius Torquato disse...

vixi que eu comi desse negócio até quase precisar fazer a gisele!


diliça!