sexta-feira, 22 de junho de 2007

Cozinha

Quando piso na cozinha já me sinto completamente a vontade, me sinto mesmo em casa. O fogão, as facas, batedeiras, tábuas, fouet (ou batedor) são alguns dos instrumentos da orquestra que a cada dia aprendo a reger e a afinar. Adoro quando as coisas se tornam instigantes a ponto de colocar minha criatividade a pino. O olhar sobre um ingrediente seguido da pergunta 'E agora, josé?'. Uma última abobrinha virando um gratinado enriquecido com cenourinha e pimenta do reino branca (que ainda fica na memória de uma amiga que sempre pede 'aquela' abobrinha), umas poucas fatias de mussarela com uma pitadinha de pimenta do reino tranformados em um molhinho simples e gostoso, a carne de sol sendo bem escondidinha por um purê de macaxeira, uma tortinha integral de brócolis e por ai vai. Também gosto do mais cotidiano e de fazer um prato quando bate aquele desejo de grávida. Umas batatinhas fritas na madrugada, um brigadeiro pra depois do jantar e o bom e velho bolo de cenoura. Sempre me perguntam se eu tenho uma receita preferida e realmente nenhuma consegue ser campeã. Na cozinha eu danço mesmo conforme a música, ou melhor rejo de acordo com o ingrediente. Aproveitando a inspiração culinária, vou deixar aqui uma receitinha de um bolo de cenoura facílimo, daqueles de sentar no sofá com o tabuleiro cheio e levantar 1 kg mais gordo (que você começa a gastar lavando com o tabuleiro vazio).


Bolo de Cenoura de liquidificador

- 3 unidade(s) de cenoura picada(s)
- 3 unidade(s) de ovo
- 1 xícara(s) (chá) de óleo de soja
- 2 e 1\2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
- 2 xícara(s) (chá) de açúcar
- 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Coloque a cenoura, os ovos e o óleo no liquidificador e bata até a cenoura ficar bem pequenininha. Junte a parte líquida a farinha e ao açúcar e após misturá-los, junte o fermento.
Leve para assar em uma forma untada.


Se quiser deixá-lo mais gostoso ainda, faça uma coberturinha simples de chocolate e jogue por cima do bolo assado. Depois disso vá lá sentar no sofá, vá!


Nenhum comentário: